terça-feira, 16 de setembro de 2008

ABC do PT

O mergulho de Lula nas eleições da Grande São Paulo, notadamente o corpo-a-corpo que fez (e voltará a fazer) no ABC, nada tem de folclórico ou saudosista.
O duro confronto com José Serra pela hegemonia política no Estado dá-se no cinturão em torno da capital, e não somente nela.
As pesquisas mais recentes e sérias nos 20 municípios com mais de 200 mil habitantes (onde pode haver segundo turno) mostram que:
1) PSDB e DEM, os dois partidos de Serra, devem golear no interior, mantendo sete de suas oito cidades do G-20 e conquistando outra.
Em Piracicaba, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Franca e Sorocaba, é provável uma vitória já no primeiro turno. Assim como em Bauru, que em 2004 havia prestigiado o PDT.
Nas duas administrações menos populares do PSDB, deu-se um jeito. Em São José dos Campos, o prefeito refez-se das críticas ao novo sistema de ônibus e abriu vantagem. Em Ribeirão Preto, o DEM "já ganhou" com sua candidata.
Carapicuíba pinta como a única baixa tucana. O prefeito deixou que a base saísse dividida _e, nela, o nome do PMDB aparece mais forte.
2) O PT não terá tanta moleza para preservar suas quatro cidades, que dirá ampliar presença no G-20.
O sucesso em Santo André parece provável, mas não logo de cara. Tudo segue em aberto em Guarulhos e em Osasco, com empates na liderança e certeza de segundo turno.
Triunfos petistas no dia 3 tendem a ocorrer em Diadema e em Mauá, atualmente administrada pelo PV.
De resto, o partido compete em mais três páreos. Tem boa chance em São Bernardo (hoje do PSB), com o ex-ministro Luiz Marinho, e é zebra em São José e Carapicuíba.
3) Com a exceção de Guarulhos, quem ameaça as ambições petistas no G-20 é exatamente o PSDB.
Não tivesse o PT envolvido o presidente e acionado dois ministros, a imprensa hoje estaria especulando a aflição do partido no Estado, e não falando de "onda vermelha".

coluna de 16.set.2008

mfilho@folhasp.com.br

Nenhum comentário: