quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

PS: PSOL

Estávamos acostumados à decoreba: um terço da população é pró-Lula, um terço se opõe a ele e um terço oscila entre esses pólos de acordo com as circunstâncias, sobretudo as econômicas. A leitura de 2010 já estava embicada assim. Teríamos um tucano, José Serra ou Aécio Neves, contra o nome do PT escolhido pelo Planalto. A batalha da propaganda cuidaria de iluminar os indecisos.
A pesquisa Datafolha publicada no domingo, no entanto, sugere um outro script para daqui a três anos. (O que é natural, até porque Lula dessa vez não estará na cédula.)
OK, não se deve subestimar a capacidade do presidente de, mais adiante, anabolizar a candidatura de seu partido. Mas uma das notícias da pesquisa é o desempenho raquítico de todos os petistas. Nem Marta Suplicy esbarra em 10%.
A "terceira via" surge no Datafolha mais vigorosa do que se previa. Ciro Gomes (PSB) pinta e borda na vice-liderança, atrás só de Serra.
Mais que isso, logo a seguir vêm Heloísa Helena e seu vasto repertório de adjetivos carbonários. A ex-senadora do nanico PSOL surpreende com ao menos 13% em todas as regiões e cenários. Bate em 20% entre os mais escolarizados.
Há um efeito nítido de "recall". Ciro e HH (assim como Serra) já foram candidatos à Presidência.
Mas parece haver algo a mais nos números. Talvez o recado de uma legião indignada, de uma gente que não piaria se a Renânia, quer dizer, Brasília, fosse tragada por um cataclismo e que se identificou rapidamente com os políticos alheios ao duelo PT-PSDB _Garotinho-2002 já tinha sinalizado algo do gênero.
O potencial de crescimento/consolidação do cearense é maior. Sabiamente, Ciro também construiu um discurso para os militantes do lulismo. Denuncia a "elite branca", os paulistanos, a grande imprensa...
HH pode não ter envergadura para vôos tão ambiciosos, mas pelo jeito exercerá papel importante na arquitetura do segundo turno.

coluna de 05.dez.2007

mfilho@folhasp.com.br

Nenhum comentário: